Alunos de escola da Messejana visitam o Legislativo de Fortaleza

25/09/2019 - Silmara Cavalcante

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na manhã desta quarta-feira, 25, a visita de mais um grupo de alunos da rede estadual de ensino. Cerca de 30 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Telina Barbosa, do bairro Messejana, foram recepcionados pela Ouvidoria da Casa, que os conduziu em uma visita […]

25.09.2019

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na manhã desta quarta-feira, 25, a visita de mais um grupo de alunos da rede estadual de ensino. Cerca de 30 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Telina Barbosa, do bairro Messejana, foram recepcionados pela Ouvidoria da Casa, que os conduziu em uma visita a todos os departamentos. A iniciativa foi do vereador Michel Lins (Cidadania), que desenvolve um projeto chamado Politizando.

“Eu repito sempre, que não trago os alunos para conhecer apenas o meu mandato, mas o dos meus colegas também. O projeto é para conhecer a Câmara e entender o que compete ao vereador”, disse Michel.

O vereador explicou que o Politizando segue um processo, que ele chama de formação política. Inicia com a visita dos alunos no Legislativo, depois os estudantes podem sugerir projetos de lei. O mandato do vereador seleciona as duas melhores iniciativas, apresenta como projeto e, se aprovado, leva os selecionados até o prefeito de Fortaleza para que eles conheçam também o papel do chefe do Executivo.

“Os relatos dos professores são os melhores possíveis. Temos que ter a coragem de politizar. Os jovens precisam entender o que faz o vereador e a partir das suas percepções entender realmente como acontece a política”, pontuou.

A próxima instituição a visitar o Legislativo (1° de outubro) será a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Inácio de Barros Neto, do município de Russas. A iniciativa é do vereador Gardel Rolim (PDT).

Serviço

As visitas de instituições de ensino podem ser realizadas por meio do programa Por Dentro do Parlamento, instituído através da Resolução n° 1.660/2019. A iniciativa abrange escolas de ensino fundamental, médio e superior, públicas ou particulares.

Para participar é só entregar no setor de protocolo da Casa, com 15 dias úteis de antecedências da data pretendida, a relação nominal dos estudantes. A visita é limitada a 40 alunos e ocorrerá sempre no turno da manhã, das terças-feiras às quintas-feiras. É obrigatório a presença de um professor para acompanhar a visita.

Mais informações, ligar para a Coordenadoria do Cerimonial da Casa pelos telefones: (85) 3444-8325 e (85) 3444-8315.

Foto: Érika Fonseca