Acrísio ressalta importância da discussão sobre a proposta da Reforma Política

22/06/2017 - Anna Regadas

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 22, o vereador Acrísio Sena (PT) ressaltou a necessidade do debate sobre a Reforma Política. Segundo o parlamentar, o projeto atual em tramitação na Câmara dos Deputados, beneficia setores econômicos, enfraquece a representação partidária e fere a democracia. “Trago hoje o tema da Reforma Política […]

Vereador é vice-líder do PT na Câmara Municipal. Foto: Genilson de Lima.

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 22, o vereador Acrísio Sena (PT) ressaltou a necessidade do debate sobre a Reforma Política. Segundo o parlamentar, o projeto atual em tramitação na Câmara dos Deputados, beneficia setores econômicos, enfraquece a representação partidária e fere a democracia.

“Trago hoje o tema da Reforma Política que está em curso, a cada dia avançando, sendo votada e o que podemos perceber é que isso está acontecendo sem o diálogo com os partidos e população. E a proposta atual não é uma reforma e sim um ajuste entre grandes partidos, que reforça a força dos setores econômicos e esmaga a representação partidária, os pequenos partidos e consequentemente reduz a função democrática.”, frisou.

De acordo com Acrísio, uma das propostas da Reforma é o distritão. “Aparentemente o distritão pode até parecer ser mais democrático, pois seriam eleitos como vereadores os mais votados. No entanto, se estivesse em vigor nas eleições de 2016, hoje o PDT no lugar de 11 vereadores, teria 16 e não acho que isso seria mais democrático. 25% dos 43 parlamentares, ou seja, algo em torno de 11 vereadores não estariam nessa Casa e a renovação desta Casa não chegaria a 30%. Portanto esse modelo dificultaria a eleição de candidatos novos ou representantes de minorias sociais, pois beneficiaria aqueles que já possuem mandatos ou exposição midiática.”, criticou.

Acrísio reforçou a importância da Reforma Política, mas diante de um amplo debate com os partidos e população. “Todo mundo quer a Reforma Política, agora contanto que seja uma reforma clara e com uma abertura de debate com a população. Que traga a discussão do fundo público de financiamento das campanhas e que seja justo com os pequenos partidos.”, destacou.

Assessoria de Imprensa
Anna Regadas
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor