Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna é concedida aos atletas Vittória Lopes e Rodrigo Barroso

14/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em sessão solene, realizada nesta quinta-feira (14), o vereador Sargento Reginauro (sem partido) fez a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna à triatleta Vittória Lopes e ao ultramaratonista aquático Rodrigo Barroso. As homenagens foram solicitadas através dos requerimentos 3991 e 3992/2019 e respectivamente. A sessão foi presidida pelo vereador Sargento Reginauro. A Mesa […]

Em sessão solene, realizada nesta quinta-feira (14), o vereador Sargento Reginauro (sem partido) fez a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna à triatleta Vittória Lopes e ao ultramaratonista aquático Rodrigo Barroso. As homenagens foram solicitadas através dos requerimentos 3991 e 3992/2019 e respectivamente. A sessão foi presidida pelo vereador Sargento Reginauro.

A Mesa de Honra foi composta por: Flávio Queiroga, representando a presidente da Federação de Triathlon, Maria de Fátima Figueiredo; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, da 5ª Região, Jorge Henrique Monteiro; presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Rodrigo Alves; e a triatleta e mãe da homenageada, Hedla Lopes.

Em seu pronunciamento de saudação aos homenageados e aos presentes, o vereador Sargento Reginauro disse que a solenidade faz um justo reconhecimento a dois atletas, que demonstram por suas histórias como o esporte é fundamental para a formação das pessoas, não só pelo aspecto físico, mas também pela questão social. “Quantas pessoas foram resgatadas? Muitos veem no esporte um mecanismo potente para dar oportunidades a todas crianças e adolescentes de terem uma vida melhor. E isso é a mais pura verdade”, ressaltou.

O vereador enalteceu o esforço e dedicação pessoal dos dois. “Quantos brasileiros sabem que Vittória é medalhista pan-americana? Damos todo ênfase ao futebol e os nossos atletas são esquecidos, mesmo quando trazem excelentes resultados. Temos que mudar essa lógica, pois em países desenvolvidos, atletas do nível deles são reconhecidos e apoiados. Nos perguntamos se temos estrutura e equipamentos para que esses atletas treinem. Mas vocês são campeões diante das limitações que temos. Isso é o que verdadeiramente importa!” afirmou.

A palavra foi concedida para a atleta Hedla Lopes, mãe de Vittória. “Primeiro quero agradecer a Deus e dizer que a Vittória, na semana passada, foi terceiro lugar no mundial militar, a única medalha do Brasil na série individual. E graças a Deus através do Sargento Reginauro hoje ela é reconhecida por sua cidade natal. Fico feliz porque vejo o Flávio que saiu do projeto, sendo campeão brasileiro. Sou uma mulher realizada saber que minha Academia (Hedla Lopes) tem feito o sonho das crianças. Hoje tenho minha filha, mais uma representante de nossa Academia, com vaga garantida em Tóquio 2020. O Rodrigo também nasceu na academia. Para as crianças aqui presentes digo: querer é poder. Se pensar pequeno nada acontece, mas se pensar grande vai mudar o mundo,” asseverou.

Em seguida os atletas Vittória Lopes e Rodrigo Barroso receberam a Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna, das mãos do vereador Sargento Reginauro. Em seus agradecimentos, Vittória Lopes agradeceu a todos presentes. “Estou feliz em saber que fui reconhecida pelo meu trabalho, por minha cidade, através do vereador Sargento Reginauro. Mas o caminho ainda é longo, tudo tá sendo intenso. Espero ser inspiração para essas crianças, pois q1uando agente tem uma inspiração fica mais fácil. Quero agradecer a minha mãe e ao meu pai, meus amigos, a Confederação Brasileira. Estou muito feliz. Espero que o ano que vem seja de muito aprendizado para todos nós,” frisou.

Já Rodrigo Barroso se emocionou ao lembrar sua trajetória. “Hoje olho de onde saí e vejo como foi difícil. Quero agradecer a minha mãe que sempre acreditou em mim. Vejo que a maior realização não é nem o momento da competição, dos recordes conquistados, mas no momento posterior a isso. Nos 117 km, minha maior alegria aconteceu uma semana depois, quando fizemos a entrega dos alimentos para cinco instituições, beneficiando 5 mil crianças. Até hoje auxiliamos algumas entidades. Mas vamos fazer eventos novos. Que em 2020 venha o Canal da Mancha, e quem sabe em 2022, agente dê a volta ao mundo?”, concluiu.

Os homenageados

O ultramaratonista aquático Rodrigo Barroso quebrou o recorde cearense de maior distância nadada em Águas Abertas. Outro recorde de caráter nacional foram os 127 quilômetros nadados em seis dias sequenciais, cumprindo a maior distância homologada nadada no Brasil em 2019.

O desafio fez parte do projeto “117 km para uma vida melhor”, no qual Rodrigo percorreu em julho de 2019 o percurso Fortaleza – Mundaú, com cinco paradas ao longo do caminho, totalizando durante os 06 dias, 38 horas de nado em mar aberto. A jornada iniciou no dia 1º de julho, em Fortaleza. Já no primeiro dia, ele e o também ultramaratonista Mario Moreira nadaram 48km, terminando na praia do Pecém, em São Gonçalo do Arrarante.

O projeto surgiu do interesse de Rodrigo em divulgar a prática de esporte como promotora de bem-estar e saúde, e da vontade de realizar uma ação de solidariedade. Por isso, além da prova, a ação também incluiu uma campanha de arrecadação de alimentos, que foram repassados ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Praticante de natação desde os 5 anos, foi vice-campeão na primeira feira de maratona aquática do país, em 1997. Foi diversas vezes campeão cearense, por diversas vezes integrou a seleção cearense. Foi um dos que resgatou a prática do polo aquático do Ceará. Pioneiro em águas abertas com 35km. Foi o primeiro cearense que nadou 48km de Fortaleza ao Pecem, e é recordista da maior distância do Brasil e a terceira maior do mundo, totalizando 148km em mar aberto.

A atleta Vittória Lopes é medalhista de prata no Triathlon feminino nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Ressalte-se ainda que em 2017, a triatleta foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro como vencedora do Prêmio Brasil Olímpico, o “Oscar do esporte nacional”, na modalidade Triathlon. Essa seleção dos melhores atletas em cada modalidade é feita por um juri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Iniciou sua atividade de Fortaleza aos 4 anos na natação. Em 2014 foi convidada a participar de uma atividade promocional de Triathlon. Em 2015 foi convidada pela Confederação Brasileira para um treinamento de alta performance em Portugal. Em 2015 foi 2ª lugar nacional. Em 2016 ficou entre os atletas reservas dos Jogos Olímpicos. Além disso, foi campeã dos jogos na Coreia do Sul, campeã dos Jogos Olímpicos, Campeã Pan-americana diversas vezes campeã sul-americana, brasileira e cearense, entre outros prêmios.

Fotos: Evilázio Bezerra