2ª Turma da Brigada de Incêndio toma posse na Câmara Municipal

10/08/2018 - Anna Regadas

A 2ª Turma da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal de Fortaleza tomou posse na manhã desta sexta-feira, 10, na sala de reuniões. Formada por vinte funcionários, a Brigada irá realizar a prevenção de acidentes, evitando também situações que causam risco de incêndio, além de atuar nos processos de evacuação de emergência e prestação de […]

A 2ª Turma da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal de Fortaleza tomou posse na manhã desta sexta-feira, 10, na sala de reuniões. Formada por vinte funcionários, a Brigada irá realizar a prevenção de acidentes, evitando também situações que causam risco de incêndio, além de atuar nos processos de evacuação de emergência e prestação de primeiros socorros.

A solenidade de posse foi conduzida pelo diretor-geral da Câmara, Robson Loureiro, que destacou a importância da formação da Brigada para garantir a segurança dos funcionários e dos cidadãos que frequentam a instituição. “É importante esse momento pois se ocorrer uma eventualidade de incêndio ou qualquer acidente na Casa, essas pessoas exercerão um papel de líder, pois foram instruídas e preparadas para atuar da melhor forma possível na proteção dos cidadãos.”, destacou.

Robson ainda ressaltou as melhorias promovidas pela atual gestão na área de segurança da Casa. “Nós elaboramos uma série de estratégias para melhorar e amplificar o sistema de segurança da Câmara Municipal. Tivemos a implantação do sistema de videomonitoramento, do sistema de alarme de incêndio e agora contamos com essa equipe de funcionários atuando na Brigada.”, frisou.

De acordo com a técnica de segurança do trabalho, Fabiana Oliveira, a 2º Turma passou por um treinamento, compreendendo 20 horas de atividades teóricas e práticas. “A turma, composta de voluntários de funcionários da Casa, de diversos setores, recebeu aulas de prevenção e combate a incêndio, como também de primeiros socorros. Além da parte prática no Corpo de Bombeiros.”, ressaltou.

Para o brigadista e funcionário do Administrativo, Washington Barbosa, a Brigada de Incêndio soma ao sistema de segurança da Câmara. “Fomos capacitados para operar num momento de crise ou acidente como incêndio ou desabamento. Então vamos poder orientar as pessoas na evacuação do local, bem como na prestação dos primeiros socorros. E isso vem somar com todo o sistema de segurança da Casa.”, pontuou.

A assessora parlamentar, Diana Machado, que também compõe a Brigada ressaltou a importância da participação das mulheres na composição da equipe. “Agora somos quatro mulheres na Brigada e o curso foi um divisor, pois apesar de acharmos que é só questão de força, vimos que na verdade se trata da capacidade de liderança, de dinamismo e de saber como agir num eventual momento de crise.”, destacou.

Durante a solenidade, os funcionários qualificados receberam o certificado de conclusão do curso e um colete da Brigada de Incêndio da Câmara.

Confira imagens da posse em nosso Flickr clicando aqui.

Foto: Érika Fonseca.