Câmara concede a Medalha Boticário Ferreira ao jurista Roberto Victor Pereira Ribeiro

17/06/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (17), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao jurista Roberto Victor Pereira Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Direito. A proposta da comenda foi apresentada pelo então vereador Josenias Gomes, por iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), através do requerimento 5401/2018, aprovado por unanimidade […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (17), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao jurista Roberto Victor Pereira Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Direito. A proposta da comenda foi apresentada pelo então vereador Josenias Gomes, por iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), através do requerimento 5401/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT).

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: desembargador do Trabalho, Durval Vasconcelos Maia; Artur Bruno, secretário de Estado de Meio Ambiente, no ato representando o governador Camilo Santana; Alexandre Pereira, secretário municipal de Turismo, representando o prefeito Roberto Cláudio; doutora Vanja Fontenele, vice-procuradora geral do Estado e coordenadora do Procap; Ubiratan Aguiar, ministro emérito do TCU e José Valdo Silva, procurador de Justiça e diretor de Cultura da Academia Cearense de Direito.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Evaldo Lima destacou que advogado e professor Roberto Victor Pereira Ribeiro é comprometido com as grandes causas do país. “O filho de Roberto Feijó e Fany Ribeiro, esposo de Ítala e pai de Victor e Maria se faz merecedor da mais alta comenda dessa casa, por exercer a advocacia com destemor e paixão. Essa famosa comenda foi instituída pelo ilustre poeta Barros Pinho, de saudosa memória, que apresentou essa lei para homenagear personalidades com trabalhos prestados à população. Ali na praça do Areial, o Boticário Ferreira passou a trabalhar com sua botica e após sua morte ela recebeu seu nome. Era o coração da República do Ceará. Foi na sua administração, como prefeito, que Fortaleza recebeu o traçado xadrez do urbanista Silva Paulet”, complementou.

“O advogado professor Roberto Victor é um jovem advogado, mas se faz credor do respeito do mundo jurídico, pois defende com veemência o direito dos seus clientes. Sua vocação foi revelada, ainda, na adolescência. Ele carrega no coração o amor pelas grandes causas humanitárias o que o faz defensor do estado democrático de direito. Roberto tem se dedicado a publicação de livros e sua participação na Educação Superior é marcante. Se mantém atualizado ao participar de diversos congressos, ministrando palestras, exercendo honrados cargos. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Direito” pontuou.

Em seguida, foi feita a entrega da comenda Boticário Ferreira e seu certificado ao homenageado pelo vereador Evaldo Lima. Em seus agradecimentos, Roberto Victor Pereira Ribeiro destacou ser a Boticário Ferreira a maior comenda do município e não só da Câmara. “É necessário ter equilíbrio e sensatez ao receber essa comenda. Estou inebriado sem saber se sou mesmo merecedor dela. Primeiro, quero agradecer a Deus, por me dar saúde junto a Nossa Senhora e peço que continue me abençoando a palmilhar esse caminho. Aos meus pais que me moldaram e me criaram. Só estou recebendo essa comenda aos 35 anos de idade devido a eles que investiram em mim. Minha esposa Ítala, a pessoa mais compreensiva e amável que conheci, grato por seu amor e amizade. Meus filhos Maria e Victor, meus maiores combustíveis para continuar lutando por uma sociedade mais justa” comentou.

Ele saudou seus companheiros da Academia Cearense de Direito, Jardson, Francilene, Ana Paula que passaram a sonhar com ele até a criação da entidade. Agradeceu ao então vereador Josenias Gomes que propôs a homenagem e lamentou sua ausência da solenidade devido a problemas de saúde de familiares. “Mas me sinto extremamente orgulhoso de ter sido apontado pelo Josenias para receber essa honraria. Ele é operário da Construção Civil. Aquele que acorda cedo para levar o pão para a mesa de seu lar, que por conta da democracia teve o direito de ser eleito e representar a população. Ele é um herói. Ao vereador Evaldo, que foi meu professor em sala de aula, agradeço todas as lições de caráter, de moralidade e ética. Os professores merecem ser saudados como heróis. São as grandes bússolas e faróis da humanidade”, frisou.

Citou ainda seus amigos e amigas que fizeram o esforço de prestigiá-lo em plena segunda-feira à noite. “Isso me dar mais força vontade e empenho para que eu faça algo a mais pela sociedade. Sei se pedir a mão vocês estarão comigo. Agradeço meus alunos que estão presentes. Os considero meus filhos. Antes de ser pai a palavra mais bonita que eu ouvia era professor. Eu sou rígido, exigente porque quero que vocês me superem, esse é o desafio que faço a vocês. E ainda a Fundação Raimundo Fagner. Quero agradecer a Teresa Tavares e ao próprio Raimundo Fagner, um ícone da cultura brasileira. E por fim, agradecer a Câmara e todos seus servidores. Eu trabalharei a cada aurora de um novo dia para honrar a comenda que hoje recebi”, concluiu.

Perfil

Roberto Victor Pereira Ribeiro, casado, natural de Fortaleza, nascido em 06 de junho de 1984, possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza e é pós-graduado em Direito Processual e História do Direito. Atualmente é professor do Centro Universitário Farias Brito. em Fortaleza, sendo responsável pela área (departamento) de Direito Processual do Curso de Direito daquela instituição. Leciona também na mesma Instituição no Curso de Administração, que tem a chancela da Fundação Getúlio Vargas. É presidente licenciado da Academia Cearense de Direito (ACED) e da Academia Brasileira de Direito.

Membro de várias instituições culturais e de cinco Conselhos Editoriais. Autor de diversos artigos publicados em livros, revistas e jornais de circulação nacional. Presidente da Academia Cearense de Direito. Membro e Secretário-Executivo da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Editor da Coluna Direito & Arte da Revista Visão Jurídica.

Autor dos livros “O Julgamento de Jesus Cristo sob a Luz do Direito”, Ed. Pillares 2010; “O Julgamento de Sócrates sob a luz do Direito”, Ed. Pillares, 2012: “Questões Relevantes de Direito Penal e Processo Penal”, Ed. LEX/Magister 2012 e Manual de História do Direito, Ed. Pinares, 2014. “Visitas ao sótão de um jurista, escritor e professor”, Ed. INESP (2018). Ele também é diretor da Ouvidoria Geral da Escola Superior de Advocacia – ESA/OABCE e Vice-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE.

Fotos: André Lima